Cera
A cera é produzida pelas abelhas com o objetivo de criar os favos dentro da colmeia, estes favos servem depois tanto para armazenar mel e pólen como para colocar ovos e criar ali as novas abelhas.
Por isso em Apicultura dizemos que a cera é a “cama” das abelhas, e é nela que se reflete grande parte da saúde do enxame.
Para manter a cera de forma saudável devemos renovar a cera dos ninhos das colonias, considerando que ela tem “validade” de 5 anos até precisar de ser renovada.
Tendo a colmeia 10 quadros no ninho fazendo esta renovação na porção de 2 quadros por ano vamos ter sempre a cera em perfeitas condições dentro da colmeia.
Existem varias formas de fazer isto sendo que temos apenas de garantir que não vamos dividir o enxame em dois.
O porque de renovar as ceras:
Temos de ter em atenção que a cera dos ninhos serve tanto para armazenamento como para criação, com o passar do tempo a cera onde é feita criação vai ficar escura e muito vezes deixa de ter a melhor forma.
Ter também em conta que muitas vezes fica pólen de uns anos para os outros nos favos, este pólen pode ganhar bolor e vai colocar fungos na cera, o permanecer destes fungos no enxame podem trazer complicações.
Sendo também muitas vezes os quadros nas periferias das colmeias “abandonados” no inverno estes vai ficar sujeitos a grandes níveis de humidade e está humidade vai mais uma vez criar fungos e bolores dentro da colmeia.
Com o passar do tempo também vai ficando “inutilizados” alguns favos, tapados com pólen, tapados com mel “velho” deixando assim de ter a totalidade dos favos disponíveis para na primavera fazer crescer o enxame tendo muitos vezes este de recorrer as ½ alças para colocar mais ovos e aumentar a população da colmeia.
E ainda, quando uma colmeia sobe para a ½ alça para colocar ovos, normalmente, é porque a cera do ninho já não se encontra nas melhores condições, podendo até a rainha passar a por apenas nas ½ alças se a cera do ninho não lhes agradar, passando assim o enxame a fica invertido, isto é com reservas de mel nos ninhos e criação nas ½ alças
A cera de abelhas é recuperada das colmeias de 2 formas
A quando da produção de mel, este é tapado pelas abelhas com uma fina camada de cera a que chamamos opérculo, este opérculo é depois cordado para expor o mel afim de este ser extraído dos favos, está cera fica depois nas tinas a escorrer durante alguns dias, sendo depois derretida em equipamentos próprios afim de fazer broas de cera que servem depois para ser trocadas por laminas novas ou para ser vendida
A outra forma é quando se faz renovação de cera ou quando uma colmeia morre esta cera pode também ser aproveitada, esta é derretida em equipamento próprio afim de com vapor esterilizar a cera fazendo depois broas de cera para cera trocadas por novas laminas ou vendidas
Fora da apicultura a cera tem muitas utilidades para ser transformada em muitos produtos entre os quais:
Ceras depilatórias
Entre outros