Desdobramento simples
O desdobramento simples de colmeias é uma técnica básica de divisão em que uma colmeia é dividida em duas partes. Essa técnica é frequentemente utilizada pelos apicultores para aumentar o número de colmeias em seu apiário. Aqui está um passo a passo geral para o desdobramento simples de colmeias:
- Escolha uma colmeia forte: Selecione uma colmeia saudável e forte que tenha uma boa população de abelhas operárias, uma boa entrada de alimento e uma rainha com uma excelente postura
- Prepare um núcleo: Tenha um núcleo (5 quadros) pronto para receber as abelhas e a nova rainha. Certifique-se de que a núcleo está limpo, com quadros com cera e com a entrada fechada.
- Divida os quadros: Verifique cuidadosamente os quadros da colmeia original e encontre a rainha para garantir que esta fica na colmeia original, retire 3 para o núcleo com as abelhas "agarradas a eles". Certifique-se leva um quadros com criação fechada, um quadro com criação aberta e um quadro com reservas de alimento, se necessário sacuda outro quadro com abelhas para o núcleo.
- Leve o núcleo para outro local: Após a divisão dos quadros leve o núcleo para outro apiário a mais de 3 quilômetros de distancia para evitar a deriva de abelhas.
- Introduza uma nova rainha: No núcleo você deve introduzir uma nova rainha após 48 horas de ter feito o desdobramento, para adiantar os 16 dias de nascimento desta, assim garante que a nova rainha vai estar fecundada cerca de 2 semanas mais cedo. Respeitar as 48 horas é muito importante para garantir que as abelhas já perderam a feromona da antiga rainha (que ficou na colmeia).
- Monitore e forneça cuidados adequados: Acompanhe o progresso das colmeias após o desdobramento. Verifique se as abelhas aceitaram a nova rainha e se há uma entrada adequada de alimento (caso não esteja a entrar alimento deve alimentar com alimentação liquida. Monitore também o desenvolvimento e a saúde geral do novo enxames até este estar pronto para passar para uma colmeia.
Lembrando que o desdobramento de colmeias deve ser feito com cuidado e seguindo as práticas adequadas de manejo apícola. Se não tem experiencia é recomendado acompanhar apicultores experientes ou participar de cursos de apicultura para aprender mais sobre as técnicas de desdobramento e obter melhores resultados.