Zângão
Os zângãos são os machos das abelhas não possuem ferrão, cada colmeia vai criar algumas centenas por época, estes carregam apenas carga genética da mãe pois nascem de um ovo não fecundado.
Muitas rainhas em final de vida apenas colocam ovos que dão origem a zangão pois já não tem esperma para fecundar os ovos.
Os zangãos também nascem ao final de 3 dias de ser posto o ovo sendo estes alimentados desde o inico com mel e pólen nascendo ao final de 24 dias.
Eles vão ajudar a regular a temperatura da colmeia (pois sendo maiores emitem mais calor) ajudando também no processo de produção de mel dentro da colmeia, sendo que a função principal dele é fecundar as rainhas, ficando maduros sexualmente ao final de 30 dias de vida.
Para fecundar rainhas eles tendem a migrar para outros apiários para reduzir o risco de fecundar rainhas que lhe sejam família podendo estes segundo alguns estudos fazer até 10 quilómetros em busca de rainhas virgens.
Neste processo de migração eles acabam por levar também com eles varias doenças acabando por contaminar as colmeias onde entram, pois ele tem livre transito em todas as colmeias.
No final do verão as abelhas vão deixar de ter necessidade de ter os zangãos na colmeia (eles passam a ser apenas mais bocas para alimentar) vão matar os zangãos, sendo o incrível disto que é feito em todo o apiário no mesmo dia todas as colmeias vão atacar os zangãos matando grande parte e expulsando outros que acabam por morrer pois não tem forma de se defender ou se alimentar.
Os zangãos vivem cerca de 6 messes